Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anna Duarte

Qui | 25.04.19

Como preparar uma VIAGEM!?

O Verão está quase aí, por isso hoje trago-vos 10 dicas que utilizo sempre que viajo, para que nada corra mal! São dicas bastante simples, que vos vão ajudar imenso na hora de preparar a viagem.

 

cats.jpg

 

1 - Escolher o destino

 

Este primeiro passo é bastante óbvio, mas deve ser muito bem pensado. Para a escolha do destino devemos ter em conta a época em que vamos viajar, o dinheiro que vamos querer gastar, o tipo de atividades que queremos fazer (se gostamos mais de caminhar, visitar monumentos ou simplesmente descansar na praia durante todo o período da viagem), com quem vamos viajar, etc. Ou seja, esta tarefa é algo que parece muito simples, mas que requer bastante tempo.

 

2 - Estipular um orçamento

 

Este passo, para muitas pessoas pode ser trocado com o primeiro, pois por vezes é o dinheiro que temos disponível que vai limitar as escolhas do nosso destino. Eu aconselho a estipular um valor mais geral do que podemos e queremos gastar nessa viagem e depois dividir mais ou menos o que se vai gastar em cada item: alojamento, viagens, alimentação, bilhetes de entrada em locais, etc. etc. etc. Na minha opinião, a menos que se tenha MUUUUUITO dinheiro para gastar, este passo é uma enorme ajuda para que a viagem corra bem e sem percalços.

 

DICA: Tento sempre estipular uma pequena quantia do valor total para "deixar de parte", caso aconteça alguma coisa (ficar perdida e precisar de transporte, um acidente, etc.), principalmente se a viagem for para o estrangeiro.

 

3 - Comprar bilhetes

 

O 3º passo é fundamental ser feito com alguma antecedência, quer para apanharmos preços mais em conta (por exemplo, se for de avião), quer para garantir que temos lugar na data em que pretendemos viajar. O que normalmente faço é, com alguns dias (às vezes até meses) de antecedência começo a procurar nos sites das companhias ou agências, os preços dos voos para as datas que quero (compro sempre ida e volta junto) e durante algum tempo vou acedendo aos sites para ir controlando os preços. Quando vejo que está muitos dias no mesmo valor (ou parecido) e que não parece baixar mais, compro o bilhete.

 

4 - Reservar alojamento

 

Se estão a planear ficar em hotéis, hostels, pensões, etc. o melhor mesmo é reservar com antecedência e não deixar para procurar quando chegarem ao destino. Deve ser horrível chegar cansado de uma viagem, a um país que não conhecemos e não ter onde dormir, ou porque está tudo lotado ou porque é tudo caríssimo e o orçamento não permite. Por isso, sigam o meu conselho e reservem antes.

DICA: Antes de comprarem, comparem sempre o preço do site da agência com o preço do site do próprio hotel. Muitas das vezes os preços são diferentes.

 

5 - Alugar carro

 

Outra coisa que aconselho a ser tratada antes de viajar é precisamente o aluguer de transporte, caso necessitem. Na viagem que eu e o Pedro fizemos a França, caímos nesse erro. Se tivéssemos alugado carro antes de irmos, ficava-nos por volta de uns 250€ para os dias que necessitávamos. Quando chegámos lá, corremos imensos locais em várias cidades para encontrarmos o mais barato e o que encontrámos ficava mais de 1000€ para metade dos dias que queríamos. Conclusão: deixámos de conhecer alguns locais que queríamos, porque de transportes ficava muito longe e muito caro, e passámos os dias todos de transportes públicos (o que foi bastante divertido também, mas não tão confortante como de carro).

 

6 - Preparar documentação

 

Este passo é MUITO importante, porque se não for corretamente feito, talvez nem vos deixem sair do país. É fundamental tratar de seguros, cartão europeu de saúde (se viajarem dentro da Europa), passaporte (caso necessário), verificar se é necessário fazer o câmbio monetário e MUITO IMPORTANTE MESMO, ter a vacinação em dia caso vão para países de risco. Não queremos mesmo estragar as férias por causa de um descuido destes...

 

7 - Pesquisar sobre o local

 

Fazer uma pesquisa breve mas completa sobre o sítio para onde vamos é algo que nos pode ajudar muito. Saber números de emergência, ruas de maior risco, locais mais interessantes para visitar, preços, tradições, costumes, coisas proibidas e obrigatórias em cada lugar, são itens que devemos pesquisar e anotar, para tornar a nossa viagem mais segura e inesquecível.

 

8 - Preparar um roteiro

 

Como já expliquei no post da viagem aos Açores, nós começámos por seguir um roteiro que tínhamos pesquisado na internet, mas ao longo dos dias fomos adaptando ao nosso gosto pessoal e ao tempo que tínhamos e, na minha opinião, foi o que nos ajudou a desfrutar da viagem ao máximo e a absorver cada lugar que visitámos. Nessa viagem visitámos a ilha de S.Miguel todinha em 8 dias e não deixámos nada para trás que quiséssemos ver. Visitámos tudo com calma e desfrutámos de cada sítio como tínhamos planeado, graças ao roteiro que fizemos.

 

9 - Fazer uma lista

 

Quem me conhece sabe que eu não vivo sem listas: para as compras, para organizar projetos, para não me esquecer de fazer alguma coisa, etc. Por isso aconselho a 100% a fazerem uma lista de coisas, à medida que se forem lembrando, para depois não vos dar uma coisinha má no avião porque se esqueceram de levar bikinis ou o impermeável. 

Vou deixar aqui um link do pinterest que tem imensas listas já feitas para férias, que vocês podem depois adaptar: https://www.pinterest.pt/search/pins/?q=viagem&rs=rs&eq=&etslf=1906&term_meta[]=viagem%7Crecentsearch%7C2

 

10 - Arrumar a mala

 

É sempre um drama arrumar a mala, principalmente quando não se tem mala de porão e temos que pôr roupa para 15 dias de férias numa mala minúscula. Por isso a minha dica é: simplifiquem ao máximo o que vão levar (porque quase de certeza que não vão usar nem metade). Montem looks mais ou menos para cada dia, prevejam os locais onde vão (por isso é que é bom o roteiro) e façam os vossos outfits de acordo com isso, assim vão levar apenas a roupa necessária. 

 

DICA: Podem sempre levar uma ou duas peças a mais, caso aconteça alguma coisa.

 

Vou deixar um vídeo que gosto bastante de ver quando vou viajar e que tento seguir para poupar espaço na mala: https://www.youtube.com/watch?v=Gd87KwDRdGU.

 

Espero que tenham gostado e que sigam as minhas dicas nas próximas férias!!!

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.